terça-feira, 23 de julho de 2013

Sala Corpo e Movimento



São realizadas atividades para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadência e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir na construção de seu esquema e imagem corporal.

Esta sala contará com materiais que contribuirão para o trabalho psicomotor, tais como: bambolês, peteca, corda, cones, obstáculos para formação de circuitos, bastões, pesos de areia, bolas de diferentes tamanhos, CDs com músicas para relaxamento.

Além disso, a sala terá uma amarelinha e um retângulo grande desenhados no chão. O retângulo serve para exercitar o caminhar das crianças sobre a linha desenvolvendo o esforço, a atenção e o controle de seus movimentos, e em seguida dentro desse exercício, alcançarem a imobilidade e o silêncio (numa medida e modos adequados à natureza das crianças). 
  SUGESTÃO DE USO DA SALA

 1º Momento: Aula de Linha - tem a duração de 10 a 15 minutos, inicia-se com os alunos (guiados pela professora) seguindo o ritmo de algum instrumento musical ou palmas coordenando com movimentos corporais ou compassos. Logo em seguida, eles andam na linha segurando/equilibrando um objeto que pode variar de tamanho e peso (um copo com água, um sino, uma pena, uma bandeja, uma bola, etc.). Após, se descontraem cantando, dançando ou com alguma brincadeira, sempre utilizando a linha como referência.
 2º Momento: Atividade dirigida – que envolvam expressão corporal por meio da dança, brincadeira e de outros movimentos e que utilizem recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade. Além da manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.








  
 






             3º momento: Relaxamento - para finalizar é necessário acalmar as crianças, exercitando o silêncio. Coloque uma música suave e peça que deitem ou sentem no chão numa posição confortável. Em seguida, peça que respirem fundo e deixem que os seus olhos se fechem. Depois, comece falar de lugares que eles possam estar, numa bosque, onde tem cachoeira etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar, mas deixe seu comentário...

Postar um comentário