São realizadas atividades para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadência e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir na construção de seu esquema e imagem corporal.
Esta sala contará com materiais que contribuirão para o trabalho psicomotor, tais como: bambolês, peteca, corda, cones, obstáculos para formação de circuitos, bastões, pesos de areia, bolas de diferentes tamanhos, CDs com músicas para relaxamento.
Além disso, a sala terá uma amarelinha e um retângulo grande desenhados no chão. O retângulo serve para exercitar o caminhar das crianças sobre a linha desenvolvendo o esforço, a atenção e o controle de seus movimentos, e em seguida dentro desse exercício, alcançarem a imobilidade e o silêncio (numa medida e modos adequados à natureza das crianças).
SUGESTÃO DE USO DA SALA
1º
Momento: Aula de Linha - tem a duração de 10 a 15 minutos, inicia-se com
os alunos (guiados pela professora) seguindo o ritmo de algum
instrumento musical ou palmas coordenando com movimentos corporais ou
compassos. Logo em seguida, eles andam na linha segurando/equilibrando
um objeto que pode variar de tamanho e peso (um copo com água, um sino,
uma pena, uma bandeja, uma bola, etc.). Após, se descontraem cantando,
dançando ou com alguma brincadeira, sempre utilizando a linha como
referência.
2º
Momento: Atividade dirigida – que envolvam expressão corporal por meio
da dança, brincadeira e de outros movimentos e que utilizem recursos de
deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e
flexibilidade. Além da manipulação de materiais, objetos e brinquedos
diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
3º momento: Relaxamento - para finalizar é necessário acalmar as crianças, exercitando o silêncio. Coloque uma música suave e peça que deitem ou sentem no chão numa posição confortável. Em seguida, peça que respirem fundo e deixem que os seus olhos se fechem. Depois, comece falar de lugares que eles possam estar, numa bosque, onde tem cachoeira etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por me visitar, mas deixe seu comentário...